
EPIDEMIOLOGIA EM AÇÃO!
Escola Paulista de Enfermagem/Universidade Federal de São Paulo
POPULAÇÃO INDÍGENA
Olá! Somos o grupo de Epidemiologia dos povos indígenas! Viemos divulgar o Instagram e o website que fizemos para a população brasileira como forma singela de retribuição pela permanência, sustentáculo e manutenção das universidades públicas do Brasil. Nosso objetivo é trazer de uma forma didática e facilitada o acesso às informações, dados, curiosidades e esclarecimentos acerca dos povos indígenas e a saúde dos mesmos.
O termo "indígenas", se trata de uma generalização pejorativa. No país existem mais de 300 etnias indígenas, com culturas, religiões, formas de vida e algumas com línguas e dialetos diferentes! Contudo, como se fossem uma só população, culturalmente no Brasil (e no mundo) essa herança negativa de generalizar distintas etnias em uma só perpetua até os dias de hoje. Dessa forma, um dos nossos objetivos neste trabalho foi mostrar como as distintas culturas "indígenas" são ricas, com muito a nos acrescentar, plurais e merecem dignidade, assim como respeito e proteção. Não obstante, buscamos mostrar como a seguridade e saúde dessas pessoas dependem de diversos fatores, além de esclarecer a necessidade de que esses povos têm de serem tratados de forma especializada e diferenciada nos serviços de saúde do país.
Em ambas as plataformas apresentamos publicações de dados epidemiológicos, curiosidades sobre órgãos que protegem e intervém nas relações dessas pessoas com o governo e a sociedade civil. Propomos ainda quizzes acerca das distintas etnias indígenas que são erroneamente estigmatizadas pela sociedade. Além disso, também disponibilizamos todas as nossas fontes de pesquisa, as quais são de grande abrangência, como poderá ser visto por vocês.
Esperamos que aproveitem bem o que preparamos e adquiram conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento de uma sociedade mais digna e mais bem informada, a qual entende, reflete, luta por e usufrui de justiça social.
Nosso instagram é @vocesabia.indigena https://www.instagram.com/vocesabia.indigena/ e nosso site é Epidemiologia dos povos indígenas https://sites.google.com/view/fontes-epidemio-pop-indigena.